Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diasdechocolate

diasdechocolate

É hora de prevenir!

Já devem ter ouvido dizer que hoje, 30 de Outubro, é o Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama. Fala-se muito deste tema mas a verdade é que não chega. As estatísticas indicam o aparecimento de 11 novos casos todos os dias em Portugal! É assustador pensar nisto. No entanto, não devemos ficar apenas alarmadas (ou alarmados, também há homens que sofrem de cancro de mama), temos de agir, fazer o que está ao nosso alcance para prevenir o aparecimento desta doença. Em primeiro lugar, deve manter-se um estilo de vida saudável que inclua uma alimentação equilibrada e exercício físico regular. Depois, deve-se estar atento a alguns sinais de alerta, realizar o auto exame da mama e a mamografia de rastreio anualmente ou de dois em dois anos em mulheres com quarenta ou mais anos (Liga Portuguesa contra o cancro, 2009), excepção feita àquelas mulheres que apresentem risco acrescido de desenvolvimento da doença por antecedentes familiares e/ou história pessoal. Não há garantias absolutas que a doença não se desenvolverá se fizermos estes passos mas estima-se que a realização do auto-exame da mama permite detectar 90% dos casos de cancro em fase inicial (Medipedia, 2014). E é tão simples...

Para uma cuidadosa prevenção, para além do auto-exame da mama, há que prestar atenção a alguns sinais de alerta. São eles: alteração do tamanho da mama; alteração na estrutura da pele; alteração da consistência da pele; vermelhidão ou erupção da pele/mamilo; inversão ou alteração do tamanho ou forma do mamilo; inchaço da axila ou em torno da mesma; perda de líquido pelo(s) mamilo(s) e/ou dor constante na mama ou axila (Portal da Saúde, 2005). Volto a relembrar que o objectivo não é alarmar, é informar das formas de prevenção que temos ao dispôr. Logo, na presença de alguns destes sinais, é importante procurar um médico para que se proceda à análise mais específica do caso.

Relativamente ao auto-exame da mama, aconselha-se que todas as mulheres o realizem uma vez por mês, a partir dos 25 anos de idade. O momento ideal para realizar o exame é o quinto dia depois de iniciada a menstruação ou qualquer dia fixo do mês, caso a mulher se encontre na sua fase pós-menopáusica (Medipedia, 2014).
O auto-exame consiste em alguns passos básicos que se encontram explicados na folheto da Sociedade Portuguesa de Senologia.

 

Referências Bibliográficas:

Liga Portuguesa Contra o Cancro - Cancro da mama [Em linha]. Lisboa: 2009. [Consult. 22 Jul. 2014]. Disponível em WWW:<URL:http://www.ligacontracancro.pt/gca/index.php?id=308>.

Medipédia – Cancro da mama. [Em linha]. Lisboa: 2014. [Consult. 22 Jul. 2014]. Disponível em WWW:<URL:http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=701#8>. 

Ministério da Saúde – Cancro da mama [Em linha]. Lisboa: 2005 [Consult. 23 de Jul. 2014]. Disponível em WWW:URL:http://www.portaldasaude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/ministeriosaude/doencas/cancro/cancro+mama.htm>. 

Sociedade Portuguesa de Senologia – Postal Auto Exame da Mama. [Em linha]. Lisboa: 2007. [Consult. 23 Jul. 2014]. Disponível em WWW:<URL: http://www.spsenologia.pt/wp-content/uploads/2008/04/postal_mama_1.pdf>.