Algumas considerações sobre a Segurança Social
Há uns dias recebi um email da Segurança Social que me obrigou a acelerar para tentar resolver o problema. Hoje, tive que repetir a dose e, ao contrário do que pensei inicialmente, a coisa não correu assiiiiiiim tao mal! Sempre ouvi cobras e lagartos quer da Segurança Social quer das Finanças mas, das experiências que tive até hoje, constato o seguinte:
1. Da primeira vez cheguei pouco antes das 10 horas e, felizmente, esperei pouco. Sai por volta das 11h40 com o meu problema mais ou menos resolvido. Hoje, nem cheguei a aquecer a cadeira da sala, esperou menos de cinco minutos. Que alegria!!
2. Existia (e ainda existe) o preoconceito face aos funcionários públicos nestas instituições. Das diversas vezes que tive que ir a qualquer uma das duas, raramente fui mal atendida. Sim, raramente e hoje voltei a confirmar a tendência! Fui muito bem atendida pelas pelas pessoas de quem precisei de ajuda. Competentes, simpáticos e atenciosos. Não fazem mais do que a sua obrigação?! É um facto mas acho que devemos reconhecer e agradecer até quando as pessoas respeitam as suas competências. Fica tudo mais fácil! É bom perceber que estes organismos públicos, com todos os inconvenientes que trazem, estão a evoluir, quer em condições físicas quer no seu funcionamento!
3. Ouvia (e ainda oiço) algumas pessoas queixarem-se da desinformação generalizada que paira sobre estes funcionários. Por sorte (ou não), sempre que questionei quem me atendia nunca notei desinformação propriamente dita. É certo que, por vezes, não nos respondem de imediato porque são questões mais específicas que só a malta dos gabinetes responde.
4. Por último, só a lamentar o que se paga. Quem é trabalhador independente sabe do que falo, quem não é....também sabe. Paga-se muito pelo pouco que se recebe ou que se irá receber, futuramente mas isso já é outra conversa!!