Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diasdechocolate

diasdechocolate

Quando falta humildade está tudo estragado!

A semana passada tive o desprazer de testemunhar que a humildade e o respeito são aspectos básicos no relacionamento com os outros. Não é que já não o soubesse mas enerva ver pessoas de "nariz empinado". Pessoas que são incapazes de assumir as suas falhas e, quando confrontadas com elas, disparam em todas as direcções e criam um ambiente bastante negativo que nada facilita a convivência diária.

Infelizmente (ou felizmente, não sei bem), a pessoa em causa, uma espécie de professora, deveria transmitir conhecimentos e ser um exemplo para quem estava na sala. Divido-me entre a felicidade e a infelicidade de ter encontrado esta mulher porque tive um exemplo daquilo que nunca deveri fazer quando estiver na mesma posição. É claro que não é fácil ter de transmitir conhecimentos a pessoas de diferentes faixas etárias e com personalidades fortes quando se tem vinte e poucos anos. É difícil "dominar" todos os feitios sem parecer demasiado rígido ou demasiado benevolente. Contudo, quando se perde o respeito, quando não se é humilde e quando não se tem segurança nos próprios conhecimentos, as coisas só podem correr mal. E correram mesmo muito mal! Depois de 16 anos de escola, acho que nunca vi tais (e tantas) faltas de respeito pelos "alunos" como vi durante aqueles três malfadados dias. Vi a mulher passar da apatia à histeria em menos de nada e, o pior de tudo isto, foi quando elevou a voz (repetidas vezes) quando descobrimos uma falha (dela) no teste! Foi para esquecer!

Mas não é só isto, ainda há outra coisa: não saber falar português. Como é possível numa aula alguém utilizar calão e expressões como "botar" (pôr), "prantos" (pronto) e (muiitas) outras?! E não estou de falar de uma pessoa com baixa escolaridade! Não, não! Falo de uma pessoa com uma licenciatura e um mestrado e que, certamente, já teve de fazer vários trabalhos e apresentações onde teve de utilizar linguagem cuidada! Ou talvez não! Talvez não tenha utilizado e as suas apresentações tenham sido um terror para os ouvintes!

Como é óbvio, os dias que faltaram para terminar aquele módulo foram uma tortura! O respeito (de ambas as partes) há muito estava perdido, a compreensão igualmente mas ainda pudemos assistir a mais umas cenas insólitas que só abradaram mesmo no último dia graças à avaliação que tinhamos de fazer da formadora! Tristeza!!!

Mas como é importante ver sempre o bom no mau, isto também teve o seu lado positivo: é importante ser humilde, estar seguro do que se vai transmitir e quando não se sabe, nada melhor que assumir e procurar ajuda. Isto pareceu um bocadito a moral da história dos desenhos animados mas é assim mesmo, humildade acima de tudo!

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.